Aula 15/07/19 – Os Sacramentos de Cura


ESCOLA VIVENCIAL DO GED DE PIRACICABA – 2019

 

OS SACRAMENTOS DE CURA

15/Julho/2019

 

Introdução -: Jesus era, além de Filho de Deus, um ser humano como nós, e sabia das nossas necessidades e sofrimentos. Por isso, além de nos deixar os Sacramentos para a vida espiritual, cuidou também de pensar em nosso bem-estar físico. Dentre os sete Sacramentos, dois deles abrangem não somente o plano espiritual, mas também os problemas físicos. São os chamados Sacramentos de cura: a Penitência e a Unção dos Enfermos. É necessário assinalar que esses dois Sacramentos também são Sacramentos de Reconciliação com Deus, no plano Espiritual.

 

O Sacramento da Penitência (Confissão) -: “Então, Jesus soprou sobre os apóstolos e falou: ‘Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, serão retidos” (Jo 20, 22-23).

 

O Senhor Jesus Cristo, médico de almas e de corpos, perdoou os pecados ao paralítico e lhe restituiu a saúde ao corpo (Mc 2, 1-12). Essa passagem do Evangelho de Marcos nos dá um exemplo de uma cura perfeita: Jesus, em primeiro lugar, cuida do espírito, para depois curar o corpo. O sacramento da Penitência faz exatamente isso: cura a doença da alma, que é o pecado, e depois restitui ao corpo o alívio do peso das culpas e, muitas vezes, pode curar também doenças psicológicas e depressões que acompanham aquele que se sente culpado pelos pecados cometidos. Conforme aprendemos na catequese da Igreja, “o pecado é a doença que nos afasta de Deus” e podemos acrescentar que causa estragos à nossa saúde corporal.

Para que o sacramento da Penitência tenha seu pleno efeito, são necessárias algumas atitudes posteriores, que são as seguintes:

1-      Arrependimento: se não nos arrependemos do pecado cometido, não adianta nada a confissão. Mesmo que o sacerdote nos dê a bênção, pois ele não pode saber se estamos ou não arrependidos, Deus sabe e não perdoará. O arrependimento das faltas cometidas é a condição essencial para o perdão.

2-      Satisfação: essa palavra aqui não significa estar satisfeito, mas sim a reparação da falta cometida. Isso quer dizer que se alguém foi por nós caluniado, devemos confessar isso aos que foram prejudicados; devemos também restituir algum valor roubado; e assim por diante. Em resumo, temos que fazer o possível para que o dano físico ou moral advindo do nosso erro seja reparado.

 

3-      Bom senso: mas também é necessário ter bom senso no que tange à satisfação dos pecados cometidos. Há pecados que trarão graves consequências se tentarmos repará-los após a confissão. O exemplo mais claro é aquele de alguém que cometeu adultério, mas ninguém ficou sabendo e não houve nenhuma consequência. Se esse alguém resolver contar isso à família, podemos antecipar os problemas que virão, e nada será reparado. Outros exemplos podem ser imaginados.

 

O Sacramento da Unção dos Enfermos -: “Alguém dentre vós está doente? Mande chamar um presbítero da Igreja, para que reze sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração feita com fé aliviará o doente, e o Senhor o levantará”  (Tg 5, 14-15).

Jesus sempre teve pena dos doentes e sofredores. Curou cegos, surdos, mudos, paralíticos, leprosos e muitas outras doenças e deficiências. Isso demonstra que |Jesus tinha um amor especial pelos doentes. Mas Ele não veio curar somente corpos, mas sim o ser humano por inteiro, física e espiritualmente, como já foi dito. Quando curava, Jesus pedia aos curados que tivessem fé. Era a única condição exigida. É o caso de nos perguntarmos se, em alguma ocasião, um pedido nosso nesse sentido não foi atendido, tivemos realmente fé?

A Unção dos Enfermos não é um Sacramento que cura todas as doenças por milagre. Ele visa, antes de tudo, uma graça atual para o doente, que lhe dê conforto, esperança e coragem para suportar o sofrimento.

 

Por outro lado, há quem pense que só se deve chamar o sacerdote quando o doente está nas últimas, muitas vezes inconsciente. Principalmente quando o doente é idoso e está com alguma doença séria, o padre deve ser chamado e a Unção trará alívio ao enfermo.


Cursilho Piracicaba
Desenvolvimento e Hospedagem:eCliente Tecnologia