Aula 18/03/19 – Fraternidade e Políticas Públicas


ESCOLA VIVENCIAL DO GED DE PIRACICABA – 2019 

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

FRATERNIDADE  E POLÍTICAS PÚBLICAS

18/Março/2019

 

O que é a Campanha da Fraternidade -: a Campanha da Fraternidade é uma chamada para a conscientização promovida pela Igreja Católica, através da CNBB, no período da Quaresma. A cada cinco anos, essa campanha é promovida em conjunto com outras igrejas cristãs, com um sentido de ecumenismo.

            Desde 1964, a CNBB propõe um tema relevante para a sociedade brasileira refletir e engajar-se durante a duração da campanha. A Campanha da Fraternidade busca educar o cristão para a vida em fraternidade, com base nas exigências do Evangelho: a justiça e o amor.

            O tema da Campanha da Fraternidade de 2019 é “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema é “Serás libertado pelo direito e pela justiça”.  

História da Campanha da Fraternidade -: em 1961, três padres responsáveis pela Caritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais. Essa campanha recebeu o nome de Campanha da Fraternidade e foi realizada pela primeira vez na Quaresma de 1962 em Natal, no Rio Grande do Norte. Em 1963, dezesseis dioceses do Nordeste realizaram a campanha. Não houve grande êxito financeiro, mas foi o embrião de um projeto anual dos Organismos Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares do Brasil.

            Este projeto foi lançado, em nível nacional, em 26 de dezembro de 1962, sob o impulso renovador do Concílio Vaticano II, e realizado pela primeira vez na Quaresma de 1964, sob o tema “Igreja em Renovação”. O lema da campanha foi “Lembre-se: você também é Igreja”.

            De 1962 até hoje, a Campanha da Fraternidade é uma ampla atividade de Evangelização desenvolvida na Quaresma para auxiliar os cristãos a viverem a fraternidade em compromissos concretos no processo de transformação da sociedade.

 

A Coleta da Solidariedade -: o gesto mais concreto dos ideais da Campanha da Fraternidade se expressa na Coleta da Solidariedade, que é realizada no domingo de Ramos. Esta coleta é feita em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas. A arrecadação compõe o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e os Fundos Diocesanos de Solidariedade.

            Dos recursos arrecadados, 60% são destinados ao apoio de projetos sociais da própria comunidade diocesana. Os 40% dos recursos restantes compõem o FNS, que são revertidos para o fortalecimento da solidariedade entre as diferentes regiões do país.

 As fases da Campanha da Fraternidade -: desde a sua criação, a Campanha da Fraternidade passou por três fases distintas em sua abordagem da solidariedade. A primeira fase caracterizou-se pela preocupação em torno da Renovação Interna da Igreja, que foi de 1964 a 1972. Nessa fase, os principais temas abordados diziam respeito à Igreja pós-Concílio e à organização e conscientização dos cristãos. Alguns dos lemas mais lembrados dessa época são: “Somos todos iguais, somos todos irmãos” (1967), “Para o outro, o próximo é você” (1969), e “Descubra a felicidade de servir” (1972).

            A segunda fase da Campanha da Fraternidade abordou a preocupação da Igreja pela Realidade Social do Povo, de 1973 a 1984. Eis alguns dos lemas abordados nesta época: “Onde está o teu irmão?”(1974); “Repartir o pão” (1975); “Comece em sua casa” (1977); “A verdade vos libertará” (1982); “Para que todos tenham vida” (1984).

            Finalmente, na terceira fase da Campanha, a Igreja voltou-se para as Situações existenciais do Povo Brasileiro, de 1985 até os dias de hoje. Abordaram-se temas da realidade brasileira, como fome, terras, negros, mulher, trabalho, indígenas, drogas, violência e outros tantos. Também os lemas disseram respeito a esses problemas: “Pão para quem tem fome” (1985); “Onde moras?” (1993); “A família, como vai?” (1994); “Sem trabalho…por que?” (1999); “Vida sim, drogas não” (2001); “Solidariedade e Paz” (ecumênica, 2005); “Vós sois todos irmãos” (2018) e “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, que é o lema deste ano de 2019.

 

Finalizando -: a Campanha da Fraternidade já nos convidou a refletir, ao longo dos anos, sobre 55 temas que foram escolhidos, como já apontados, a partir das realidades socioeconômicas e políticas brasileiras, além da própria renovação da Igreja. Outra característica interessante da CF é o fato dela utilizar o método VER, JULGAR e AGIR para conduzir os cristãos a uma reflexão baseada no estudo das realidades a partir do tema do ano e sugerir ações que busquem transformar essas realidades.

            Todos os anos, a Campanha da Fraternidade tem início, oficialmente, na Quarta Feira de Cinzas.


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