Aula 06/2009 – Presidência
Presidência:
“Se és presidente da Comunidade, faça-o com zelo”. Esta expressão também pode ter dois sentidos: o de exercer a liderança da Comunidade e o sentido de, sendo de posição social e financeira mais elevada, presidir (orientar) às necessidades dos mais pobres.
7- Misericórdia:
“Se és misericordioso, exerça a misericórdia com alegria”. A prática da misericórdia está ligada ao cuidado com os doentes, pobres, idosos e deficientes da Comunidade. Paulo ensina que isso deve ser feito com alegria e não somente por obrigação.
Sabemos que temos, entre os membros da Comunidade cursilhista, todos estes dons. Fica a pergunta: Estamos exercendo estes dons como pede São Paulo?
Os desafios da diversidade: Paulo sabia que o exercício dos dons leva a pessoa a se considerar melhor do que realmente é. Por isso, ao apresentar os dons, apresenta também um conselho: “Não façam de si mesmos um conceito maior do que convém, mas um conceito justo, de acordo com a fé e com aquilo que Deus concedeu a cada um”. Portanto, é preciso ter a consciência de que o dom vem de Deus e não de nós mesmos, e que esse dom deve ser partilhado gratuitamente entre todos.
Para vencer os desafios que podem aparecer na Comunidade durante o exercício dos dons (orgulho, colocar-se acima dos outros, prepotência, injustiça, etc.) Paulo emprega a imagem do corpo, a mesma que aparece em 1Cor, 12: “Num só corpo há muitos membros, e esses membros não tem todos a mesma função. O mesmo acontece conosco: embora sendo muitos, formamos um só corpo em Cristo Jesus, e, cada um por sua vez, é membro dos outros”. É interessante notar que a Comunidade não é só o Corpo de Cristo, mas os outros são membros do meu corpo e eu sou membro dos corpos deles. Para vencer os desafios, Paulo prega o amor fraterno, a alegria, a paciência, a perseverança, a solidariedade, o amor aos desafetos e a harmonia com todos.
É assim que se constrói uma Comunidade cristã.