Aula 05/2010 – NÓS CREMOS


05- NÓS CREMOS

(Itens 166 a 175 do Catecismo da Igreja Católica)

“Olhai, Senhor, para a fé da vossa Igreja” -: já foi visto que a fé é um ato pessoal, a livre resposta do homem a Deus, que ao homem se revela. Porém, a fé não deve ser um ato isolado. Ninguém pode crer sozinho, nem viver sozinho. A fé que hoje nós temos, a recebemos de outros e por isso temos o dever de transmiti-la.
A salvação vem exclusivamente de Deus, mas por recebermos a fé através da Igreja, esta mesma Igreja é nossa mãe. Se não fosse a Igreja, quem nos teria transmitido a Palavra, quem nos teria feito conhecer Jesus Cristo? Por ser nossa mãe, a Igreja é também a nossa “professora” na fé.

A linguagem da fé -: devemos aprender que a fé não é baseada em fórmulas, mas sim nas verdades que as orações expressam. Por isso, a Igreja nos ensina a rezar o Credo, a nossa profissão de fé, não como uma simples recitação, mas como o resumo integral da nossa fé. O mesmo se pode dizer das outras orações. Como exemplo, Jesus nos ensinou o Pai Nosso não para ser somente recitado, mas principalmente para ser vivido.
Como uma mãe que ensina o filho a falar, assim a Igreja nossa mãe nos ensina a linguagem da fé para levar-nos, um dia, ao Deus que nos criou e nos espera a todos. Assim, podemos dizer que a linguagem da fé tem dois aspectos:
a) A oração -: através da oração, o cristão consciente expressa a sua fé por meio de palavras, que devem ser realmente meditadas e não simplesmente recitadas;
b) A prática da oração -: bem mais difícil, aquilo que se expressa com palavras nas orações, deve ser colocado em prática na vida diária . Sem isso, a simples recitação da oração perde o seu sentido. Como podemos rezar o Pai Nosso, como podemos dizer “… perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido” se não conseguimos esquecer e perdoar as ofensas recebidas?

Uma única fé -: Há 2.000 anos, através de tantas línguas, culturas, povos e nações, a Igreja não cessa de professar a sua única fé, recebida de um só Senhor, transmitida por um único batismo e baseada na crença de que todos os homens tem um só Deus e Pai. Vejam o que declarou Santo Irineu de Lião, doutor da Igreja, a esse respeito:
“A Igreja, embora espalhada pelo mundo inteiro até às extremidades da terra, tendo recebido dos Apóstolos e de seus discípulos esta fé, guarda-a com cuidado, como se habitasse em uma só casa; nela crê de forma idêntica, como se tivesse uma só alma, e prega as suas verdades, as ensina e transmite com uma voz unânime, como se tivesse uma só boca.
Pois, se no mundo as línguas diferem, o conteúdo da Tradição da Igreja é um só e idêntico. E nem as igrejas estabelecidas na Germânia tem outra fé ou outra Tradição, nem as que estão entre os iberos, nem as que estão entre os celtas, nem as do Oriente, do Egito, da Líbia, nem as que estão estabelecidas em outros lugares.
A mensagem da Igreja é, portanto, sólida e verdadeira, pois é nela que o único caminho de salvação é levado ao mundo inteiro”.

A Igreja una, santa, católica e apostólica -: esta é a Igreja que nos ensinou a fé. A ela devemos o conhecimento de Deus, a ela devemos a certeza de que Jesus Cristo nos ama e nos salva, a ela devemos a esperança nos momentos de aflição ou desespero. À Igreja devemos, enfim, esta fé na vida eterna e no nosso retorno para Deus Pai.
A Igreja Una -: a Igreja é única, uma só e igual no mundo inteiro, unida em um só Deus no céu e em um só pastor na Terra;
A Igreja Santa -: ela é santa, pois foi criada por Jesus Cristo, que a santificou com sua morte e ressurreição. As falhas humanas não tiram a sua santidade, pois o Espírito Santo a conduz apesar de nossos erros;
A Igreja Católica -: a Igreja é católica, isto é, universal, pois está presente sob a mesma forma em todo o mundo;
A Igreja Apostólica -: é a única Igreja cristã que vem diretamente dos apóstolos de Jesus e a única que guarda a sua Tradição através de 20 séculos.
Acrescente-se ainda que a Igreja é romana, apenas porque sua sede fica em Roma, cidade escolhida por Pedro para dali evangelizar o mundo inteiro.

O símbolo mais perfeito da fé -: é a oração do Credo, a nossa profissão de fé. Nós a rezamos em todas as missas, afirmando a nossa crença.


Cursilho Piracicaba
Desenvolvimento e Hospedagem:eCliente Tecnologia