Aula 03/2012 – OS FUNDAMENTOS DO CURSILHO – PARTE III


03 – OS FUNDAMENTOS DO CURSILHO – PARTE III

12/Março/2012

As fases e suas mensagens -: relembrando o que foi visto na aula passada, o Cursilho possui 4 fases distintas nos seus objetivos, mas que se completam no total. Essas fases são o Retiro, a Proclamação da Palavra, a Conversão pessoal e a Reinserção nos ambientes. Cada uma dessas fases possui palestras específicas (cujo conteúdo é próprio para a fase à qual pertence), não podendo ser mudadas nem de ordem dentro da fase e nem de fase para outra fase. A seguir, um conteúdo (muito sumarizado) de cada palestra.

Fase do Retiro -: nesta fase, onde se busca conduzir o candidato a uma introspecção pessoal, as palestras são as seguintes:
Mensagem Inicial – o objetivo é acolher os neo-cursilhistas e explicar-lhes o que é o Cursilho e como devem se comportar durante os três dias.
O Sentido da Vida – esta mensagem procura levar o candidato a pensar sobre o que é a vida e qual a direção que a sua própria vida está tomando. Deve levar a pessoa a pensar se a sua vida necessita uma mudança de direção e de objetivos. Não se deve falar de Deus e nem tentar induzir o neo-cursilhista a acolher a religião.
Os Três Olhares de Cristo – o objetivo desta mensagem é colocar o candidato frente a frente com as três situações em que ele pode estar situado: um materialista, um crítico ou indiferente aos valores cristãos ou então alguém que, mesmo diante dos problemas da vida, procura voltar-se para Deus.
Conhece-te a Ti Mesmo – aqui, o objetivo é levar o candidato a pensar sobre a sua própria vida até aquele instante. O filme da vida que é pedido mostrará como está sua vida e o que foi feito dela. Para isto, é necessário o silêncio.
Um Pai Rico em Misericórdia – esta meditação mostrará ao neo-cursilhista a parábola do Filho Pródigo, onde Jesus ensina que, por pior que esteja a sua vida, Deus sempre perdoa o arrependimento.

Fase da Proclamação da Palavra -: esta fase tem por objetivo a exposição dos fundamentos da doutrina cristã e os seus valores mais importantes.
A Graça, a Vida na Vida – como o nome indica, esta mensagem deve ensinar que Deus concede a sua Graça gratuitamente para todos, e que mesmo que ela seja perdida, Deus a concede novamente a quem O procura.
Jesus Cristo, Deus e Homem Libertador – deve levar o candidato a conhecer quem foi Jesus e qual foi a sua missão de Redenção da humanidade.
Comunidade do Povo de Deus – Igreja – ensina-se que a missão de Jesus Cristo deve ser continuada através da Igreja que Ele fundou, da qual todos os batizados fazem parte.
Sacramentos – Sinais de Uma Presença Viva – esta mensagem deve mostrar aos neo-cursilhistas que Jesus Cristo deixou instrumentos para conduzir os homens ao seu Reino, qualquer que seja a situação em que estejam.

Fase da Conversão Pessoal -: uma vez feita a introspecção pessoal e um melhor conhecimento das bases da fé católica, as mensagens desta fase devem levar a um desejo sincero de aceitar a Deus e, se necessário, mudar o rumo da vida.
Fé e Espiritualidade – explica-se o que é e o que não é a Fé e mostra-se que quem tem fé deve levar uma vida de amor a Deus, através da Espiritualidade. Esta mensagem geralmente termina com um testemunho vivencial e a leitura das Alavancas, que mostrarão a fé e a espiritualidade do Povo de Deus. Terminadas as exposições, a Visita ao Sacrário leva o candidato a experimentara sua espiritualidade.
Maria, Mãe da Igreja e dos Homens – esta mensagem mostra que todos tem uma Mãe nos céus, que vela pela Humanidade. Trata-se mais de uma homenagem à Mãe de Cristo, mas tem muita importância na conversão do candidato. Esta conversão se completa através das Confissões.
A Semeadura e a Vinha do Senhor – meditação que procura mostrar que todos devem ser semeadores do Evangelho, não importando a idade do chamamento.
Formação: Educação Permanente na Fé – esta mensagem ensina que a conversão nunca está completa e que, para o aprofundamento pessoal, deve-se estudar a Palavra de Deus continuamente.

Fase de Reinserção nos Ambientes -: leva o neo-cursilhista a saber como se comportar no “quarto dia”, ou seja, na vida comum depois do Cursilho. As mensagens para isso são as seguintes:
A Evangelização dos Ambientes – aborda os ambientes em que se vive e como proceder neles como um verdadeiro cristão. Coloca-se ênfase especial no ambiente familiar. Deve também expor um testemunho pessoal.
O Cristão Comprometido – esta mensagem baseia-se quase exclusivamente em testemunhos pessoais de ação cristã, ressaltados com o objetivo de mostrar a importância de se viver o Evangelho também na prática.
O Pós-Cursilho – aqui, o objetivo é mostrar que para se conseguir viver plenamente a doutrina de Jesus Cristo, é necessário o engajamento na Comunidade, seja nas paróquias, nos grupos ou na Escola Vivencial.
Fidelidade e Esperança – as mensagens do Cursilho terminam com uma advertência para que se permaneça fiel a vida inteira àquilo que se abraçou dentro dos três dias e que, por maiores que sejam os problemas, a Esperança em Deus nunca deve morrer.
Missa de Encerramento – é a coroação final do Cursilho e onde o Espírito Santo mostra aos neo-cursilhistas (e a todos nós) que é em Jesus Cristo que estão a Fidelidade e a Esperança


Cursilho Piracicaba
Desenvolvimento e Hospedagem:eCliente Tecnologia